quinta-feira, 2 de agosto de 2012

perdão-Paulo





© Momento Espírita 2003


O perdão é uma coisa que todos nós devemos praticar. Deve se perdoar aos outros quando eles erram contra a gente.

             O perdão incondicional no mundo atual é muito raro. Além de não perdoarmos com facilidade as ofensas de parentes e   amigos,encontramos impedimentos para a sua prática no que se refere aos inimigos.



 

                                                                                                                                 






Talvez alguém tenha nos tratado de uma maneira hostil ou pior ainda, tenha nos atacado diretamente. A verdade é que esta pessoa nos ataca porque, naquele momento, não se ama e nem se sente digna do amor dos outros. Seu ataque consiste em um pedido de amor. Quando estamos nos amando e sentindo que somos dignos de amor e respeito, não tratamos as pessoas com agressividade. Nem atacamos. Se pudermos aquietar nossa raiva e nosso julgamento, teremos a capacidade de ver um desesperado pedido de amor em um ataque. As respostas apropriadas, que é um grande desafio, são oferecer amor.


É isto que nos ensinaram quando nos pediram para amar nossos inimigos. Não precisamos ser lembrados de amar nossos amigos ou aqueles que nos amam. Isso é fácil. Eles estão
estendendo amor à nós. Amar nossos inimigos significa oferecer amor àqueles que nos atacam, àqueles que, em vez de estender amor, estão pedindo amor. Todo mundo está estendendo ou pedindo amor. Conquanto pareça muito difícil oferecer perdão, é muito menos difícil do que viver com a raiva e acusação não resolvidas que constantemente nos prejudicam a paz interior. Para citar um velho dito O ressentimento prejudica mais o vaso que o guarda do que o objeto no qual ele é derramado. Queremos vingança e ressentimento ou paz e felicidade Não podem ter os dois.


É através do oferecimento de nosso perdão verdadeiro que somos perdoados. Quero dizer com isto que somos lembrados de quem realmente somos. Se compreendermos os ataques como pedidos de amor e cura, compreenderemos também os nossos próprios ataques. Se enxergarmos o outro verdadeiramente, nos veremos verdadeiramente. Se virmos os outros através dos olhos de Deus, também nos veremos da mesma maneira. A salvação do outro também é a nossa. Lembrando da natureza sem pecado e culpa do outro e pedindo para ver isto em todas as pessoas, lembramos a nós mesmos de nossa própria natureza. Liberando-os de nossos julgamentos, estamos liberando a nós mesmos. Não podemos perdoar a nós mesma perdoei erros quase imperdoáveis,
tentei substituir pessoas insubstituíveis
e esquecer pessoas inesquecíveis.





Poemas de perdão

Já fiz coisas por impulso,
já me decepcionei com pessoas
que eu nunca pensei que iriam me decepcionar,

mas também já decepcionei alguém.

Já abracei pra proteger,
já dei risada quando não podia,
fiz amigos eternos,
e amigos que eu nunca mais vi.


Amei e fui amado,
mas também já fui rejeitado,
fui amado e não amei.


Já gritei e pulei de tanta felicidade,
já vivi de amor e fiz juras eternas,
e quebrei a cara muitas vezes!

 
 

Mas vivi!
E ainda vivo!
Não passo pela vida.
E você também não deveria passar!

Viva!


Bom mesmo é ir à luta com determinação,
abraçar a vida com paixão,
perder com classe
e vencer com ousadia,
porque o mundo pertence a quem se atreve
e a vida é muito para ser insignificante.Somos enquanto não formos capazes de perdoar os outros.
Estatura completa de Cristo “nas”.

3 comentários:

  1. Bom o perdõa as vezes é dificil conseguir mais quando a pessoa ama , ela perdoa ao menos que ela seja orgulhosa de mais para perdoar alguem mais sempre acaba perdoando. Gostei do texto!!!

    ResponderExcluir
  2. Eu acho que o perdão é muito importante na vida, porque cada um tem que pensar o que vai falar para outra pessoa, antes de magoá-la. Se alguém ofende outra pessoa, e esta fica bastante magoada, e, se a gente sabe que errou ,falando aquilo,devemos pedir perdão. Por isso, a gente tem que pensar duas vezes, antes de falar alguma coisa que vá nmagoar outra pessoa. Sendo assim, considero o perdão, um valor muito importante.

    ResponderExcluir